Norma de acessibilidade em edificações entra em consulta pública

Novo texto da NBR 9050 traz mudanças nos parâmetros para barras de apoio nos banheiros e uso da calçada

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu a consulta pública para o projeto de revisão da norma NBR 9050, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O novo texto foi elaborado pela Comissão de Estudo Acessibilidade em Edificações, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (CB-40).

O texto vai cancelar e substituir a edição anterior da norma, publicada em 2004. De acordo com a coordenadora da comissão de estudo, Adriana Prado, a nova norma foi feita em consideração à regra da ABNT que pede a revisão dos textos a cada cinco anos.

Além disso, a revisão foi necessária, pois, segundo a coordenadora, foram recebidas muitas reclamações em relação à barra de banheiro que deve ser colocada sobre a caixa acoplada. “Quando fizemos a primeira norma, a caixa acoplada era mais baixa. Logo depois, os fornecedores tiraram-na do mercado e passaram a falar que nós erramos”, afirma Adriana.

A revisão também traz novos parâmetros para as barras de apoio de vasos sanitários, o formato do corrimão e o uso da calçada, que foi dividido em três faixas. De acordo com Adriana, a Comissão de Estudos se baseou na definição feita pela prefeitura de São Paulo para elaborar a divisão.

A norma fica em consulta pública no site da ABNT até o dia 18 de outubro. Nos próximos meses, a comissão irá analisar as novas propostas para elaborar o texto final.

Ainda não há previsão de quando a norma será publicada, mas a coordenadora pede que os interessados em contribuir com o novo texto já ofereçam sugestões com uma redação completa. “Pedimos que sejam feitas propostas de texto para aquilo que a pessoa não concorda, para agilizar o processo”, conclui Adriana.

Fonte: piniweb.com.br