Maior torre de TV do mundo é finalizada em Tóquio

Construtora utilizou tecnologia para minimizar impactos de terremotos na estrutura de 634 m de altura

A construção da Tokyo Sky Tree foi finalizada no dia 29 na capital do Japão, tornando-se a maior torre de transmissão de TV do mundo, com 634 m de altura. Com projeto do arquiteto Tadao Ando, a torre foi construída com uma estrutura central de concreto armado baseada na arquitetura japonesa de edifícios como o Taipei 101, que conta com um pilar central e pisos independentes que ajudam a minimizar os impactos dos terremotos. As fachadas são feitas de molduras de aço conectadas ao “esqueleto” central.

Torre é a segunda estrutura mais alta do mundo, somente atrás do Burj Khalifa

Torre é a segunda estrutura mais alta do mundo, somente atrás do Burj Khalifa

Para a construção do pilar central, a Obayashi Corporation, empresa responsável pela construção, empregou um sistema de fôrmas trepantes para agilizar o processo. Já nas fundações, a empresa utilizou um sistema de estacas escavadas, que contam com estrias, para ajudar na sustentação da torre.

A base do edifício tem uma forma triangular que vai se tornando circular de acordo com a sua altura. Na altura de 350 m, há o primeiro observatório, com três pavimentos. Depois, 100 m acima, há um observatório de dois pavimentos com um corredor circular. Segundo a Tobu Tower Sky Tree Co., empresa responsável pela administração da torre, o segundo observatório é o mais alto do mundo. Além da torre, haverá, no mesmo terreno, edifícios comerciais, uma praça e duas estações de trem.

O projeto de iluminação utiliza conceitos da cultura japonesa em sua composição. Com projeto de Hirohito Totsune, um lado é iluminado com apenas uma cor. No outro, a torre foi dividida em segmentos, cada um com uma cor.

As obras foram iniciadas em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 734 milhões. A abertura de todo o complexo está prevista para o dia 22 de maio de 2012.

Fonte: PINIweb.com.br