Distrito Federal tem alto índice de acidentes de trabalho

A construção civil lidera o ranking das áreas de risco, com 426 acidentes relacionados. Desses, 100 casos não foram comunicados pelos empregadores aos órgãos competentes. 

Último anuário da Previdência Social contabilizou 8.341 ocorrências no Distrito Federal, em 2010. Só na construção civil,foram 426. Dos cinco operários que se machucaram na segunda-feira no Estádio Mané Garrincha, dois receberam alta ontem.

A quantidade de acidentes na construção civil da capital se deve, em muitos casos, à inobservância das normas de segurança

A quantidade de acidentes na construção civil da capital se deve, em muitos casos, à inobservância das normas de segurança

Acidentes de trabalho como o que feriu cinco operários no Estádio Nacional Mané Garrincha, na segunda-feira, são recorrentes no Distrito Federal. Diariamente, pelo menos 23 pessoas se machucam enquanto trabalham, uma média de quase uma a cada hora. Os dados são referentes ao último Anuário de Estatística do Trabalho da Previdência Social, realizado em 2010. Foram registradas 8.341 ocorrências naquele ano, incluindo doenças adquiridas em razão da natureza do serviço e lesões sofridas no trajeto para o emprego.

Este ano, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon) contabilizou 47 ocorrências e 11 mortes em canteiros, de janeiro a julho. São, aproximadamente, três óbitos a cada dois meses, média semelhante à observada em 2011, quando 17 operários perderam a vida ao longo de todo o ano. Para o presidente da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas do Sinduscon, Izídio Santos, a quantidade de acidentes na construção civil da capital se deve, em muitos casos, à inobservância das normas de segurança.

– É uma área com alto risco, mas um acidente com morte ocorre por um conjunto de fatores, que vão desde a instalação e a utilização de equipamento de proteção até o descumprimento das normas. Normalmente, alguns cuidados deixaram de ser seguidos quando isso acontece – destacou.

Fonte: correiodobrasil.com.br